-
Arquitetos: depaolidefranceschibaldan architetti
- Área: 270 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Alessandra Bello
-
Fabricantes: Knauf, Schuco, Terreal
Descrição enviada pela equipe de projeto. A particularidade da área sugeriu uma intervenção que propõe, numa interpretação contemporânea, um edifício residencial que remete a uma arquitetura respeitosa em relação ao meio ambiente natural e com referências a formas e técnicas de construção tradicionais. O desejo básico do projeto era, portanto, criar um volume arquitetônico discreto, desenvolvido em um único nível, que dialogasse com a paisagem rural do entorno e se integrasse ao contexto de forma silenciosa.
O projeto visa criar uma arquitetura essencial e escultórica, com a modelagem de um volume "monolítico" no qual a parede externa revestida de tijolos, com acabamento em gesso, recupera o conceito das muralhas, típicas da região da intervenção. O volume principal vem de duas subtrações: no lado sul, o volume do pátio de entrada, e no lado norte, a varanda, que enfatiza a vista da paisagem cultivada.
A conformação volumétrica do projeto se baseia em uma reinterpretação de edifícios típicos do campo veneziano, como a "Casa bracciantile", que começou a se espalhar no início do século XIX e cujas proporções e ritmo regular de formas se refletem no projeto, e o "Palazzetto".
Em termos de sua arquitetura, o edifício é composto por um único corpo em um nível e tem um plano retangular com uma proporção de 1:2. A construção é caracterizada por um revestimento de tijolo com gesso branco, a fim de permitir a leitura da textura, e a partir da cobertura metálica de alumínio de quatro águas simétricas.
Os ambientes principais da casa são organizados através do eixo de distribuição longitudinal norte-sul. Este caminho, dotado de sua própria força expressivo-compositiva, culmina na vista para os campos ao norte. No final, uma varanda com vista para o jardim principal cujas paredes reforçam ainda mais o diálogo entre o edifício e a paisagem natural circundante.